Austin-Healey 3000 BT7 Mk I (1960) - Restaurado, Com Hardtop, Matrícula Francesa
O Austin-Healey 3000: O "Big Healey" Original de 6 Cilindros O Austin-Healey 3000 Mk I foi o carro que solidificou a lenda do "Big Healey". Lançado em 1959, manteve o design glorioso do seu antecessor, o 100-6, mas introduziu duas melhorias cruciais: um motor de seis cilindros aumentado para 2.912cc, com mais potência e binário, e travões de disco Girling à frente como standard. O resultado foi um carro com uma performance mais robusta e uma segurança acrescida, capaz de enfrentar as estradas do continente europeu. O modelo BT7, com a sua configuração 2+2, adicionava um toque de versatilidade a este icónico desportivo britânico.
A História de Dois Healeys A minha paixão pelos "Big Healeys" levou-me a procurar o que considero ser a sua forma mais pura: o 3000 Mk I. Iniciei uma busca pela Europa pelo exemplar perfeito. O primeiro que encontrei foi este carro, com matrícula francesa, numa combinação de cores clássica e num estado de restauro fantástico. Apaixonei-me e comprei-o.
No entanto, a busca que já tinha iniciado deu frutos pouco depois, quando um segundo Healey de 1960, com matrícula espanhola, surgiu através de um contacto. Era outra oportunidade imperdível. O resultado foi um "problema feliz" de colecionador: dois Healeys de 1960, ambos excecionais. Manter os dois seria um exagero, mesmo para mim. Por isso, com alguma relutância, coloco ambos no mercado. Este exemplar francês é um carro soberbo, pronto a ser desfrutado, que me deu um gozo enorme só de o ter na garagem.
Pontos Chave:
Ano: 1960
Modelo: Austin-Healey 3000 Mk I (BT7), 2+2 lugares.
Condição: Excelente estado geral, restaurado. Pintura bi-tom Branco/Dourado.
Motor: 2.9L (2912cc) 6 cilindros em linha.
Travões: Discos à frente (standard de fábrica).
Extras: Jantes de raios cromadas, volante em madeira. Hardtop de fábrica incluído no preço.
Documentação: Francesa
Viatura com matrícula Francesa e documentação em ordem.
O preço de venda não inclui o processo ou os custos de legalização em Portugal. (ISV cerca de 2000€)
Para Quem é Este Healey? Ideal para o entusiasta que procura um "Big Healey" lindamente restaurado e pronto a desfrutar. Um carro perfeito para ralis de regularidade, passeios ou simplesmente como uma peça central de uma coleção.
Detalhes da Venda:
Preço: €67.000
Localização: Lourel, Sintra.
Motivo da Venda: Redução de uma coleção privada (duplicação de modelos).
1960 Austin-Healey 3000 BT7 Mk I - Restored, With Hardtop, French Registration
The Austin-Healey 3000: The Original 6-Cylinder "Big Healey" The Austin-Healey 3000 Mk I was the car that solidified the "Big Healey" legend. Launched in 1959, it kept the glorious design of its predecessor, the 100-6, but introduced two crucial improvements: a six-cylinder engine enlarged to 2912cc, with more power and torque, and Girling front disc brakes as a standard feature. The result was a car with more robust performance and increased safety, capable of taking on the continental roads of Europe. The BT7 model, with its 2+2 configuration, added a touch of versatility to this iconic British sports car.
The Story of Two Healeys My passion for "Big Healeys" led me to search for what I consider to be its purest form: the 3000 Mk I. I began a search across Europe for the perfect example. The first one I found was this car, with French registration, in a classic color combination and in fantastic restored condition. I fell in love and bought it.
However, the search I had already set in motion bore fruit shortly after, when a second 1960 Healey, with Spanish registration, appeared through a contact. It was another unmissable opportunity. The result was a collector's "happy problem": two 1960 Healeys, both exceptional. Keeping both would be an exaggeration, even for me. Therefore, with some reluctance, I am putting both on the market. This French example is a superb car, ready to be enjoyed, which has brought me great pleasure just by having it in the garage.
Key Points:
Year: 1960
Model: Austin-Healey 3000 Mk I (BT7), 2+2 seater.
Condition: Excellent general condition, restored. Two-tone White/Gold paintwork.
Engine: 2.9L (2912cc) inline 6-cylinder.
Brakes: Front disc brakes (factory standard).
Extras: Chrome wire wheels, wood-rimmed steering wheel. Factory hardtop included in the price.
Documentation: French documentation
Vehicle has French registration with its documentation in order.
The sale price does not include the process or costs of legal importation into Portugal (ISV is around 2000€)
Who is this Healey for? Ideal for the enthusiast looking for a beautifully restored and ready-to-enjoy "Big Healey." A perfect car for regularity rallies, tours, or simply as a centerpiece in a collection.
Sale Details:
Price: €67,000
Location: Lourel, Sintra.
Reason for Sale: Downsizing a private collection (duplication of models).